quarta-feira, 7 de maio de 2008

Eu sempre achei que mau-gosto tinha limite.

Mas o pessoal anda se superando. Rola por aí que é viral para a companhia Athletica. Eu como gordo, sinceramente, me senti ofendido. É de praxe usar a figura do gordo de forma pejorativa na propaganda, nas entrelinhas. Até aí, vá lá, apesar de pra mim paracer pelo menos preconceito. Agora desta vez a galera se passou. E acho que não tem nada mais democrático do que um blog para que as pessoas possam fazer seus comentários e os envolvidos possam fazer suas divagações, explanações etc... até por que eu acho que os ofendidos merecem pelo menos uma explicação.

Abaixo o vídeo para quem ainda não viu.

30 comentários:

-~- disse...

Eu que sou gordo me senti ofendido, mas todo mundo enche o saco de gordo, de careca, de magrelo.

quero ver a DM9 fazer uma camiseta 100% Branco pra vender sabão em pó! ai eu quero ver o que acontece! ai acaba a brincadeira e vira crime…

curioso rir da minha cara que sou gordo não é crime? não sei, mas se eu fosse um advogado gordo de começo de carreira enfiava até as botas!

Anônimo disse...

Que target eles pretendiam atingir com essa propaganda? Sim, pq claramente, os gordinhos não vão gostar da abordagem. Os magros bacanas tb não. Acho que eles pretendem ter clientes otários,certo?
Eu hein, passo longe de lá.

NiNardi* disse...

Além de ser preconceituoso e idiota, esse formato de "pegadinha" não combina com uma academia como a Cia Athlética. Pensando bem, acho que o objetivo é que gordos não frequentem tal academia, mas pelo visto qualquer pessoa de bom gosto (senso) vai procurar outro estabelecimento.

Rodrigo Mendes disse...

Sou magro e achei está campanha idiota, não consigo entender até agora como uma agência com o nome da DM9 me propõe uma campanha destas.

Dourado disse...

Bom, vamos lá.

O que eu acho é o seguinte:

1 - Criar um blog só para falar deste viral que TE OFENDEU só vai causar uma maior potencialização do viral. Afinal, é assim que os virais se tornam virais.

2 - Eu fui contra este viral. TOTALMENTE CONTRA. Achei ofensivo, desnecessário e agressivo demais.

3 - Eu realmente não acho que um "magrinho bacana" vá deixar de freqüentar a academia por conta disso. Sim, os gordinhos definitivamente vão passar longe. E eu acho que é isso que uma academia quer. Quanto mais fortões e bonitonas malharem lá, melhor para a imagem de uma academia. Ou você acha que uma escola prefere alunos burros a inteligentes?
Porém, é fato que a Cia. Athlética é uma PUTA academia e, se for próximo à casa de alguém, tenho certeza que esse alguém não vai dirigir 20 ou 30 minutos para ir a outra academia por conta de um viralzinho na internet.

[ ]'s
Dourado

Lucas Augusto disse...

Cara eu sou gordo e achei show de bola a proganda. Ta faltando senso de humor pra vc's. E com certeza se tornou um viral, uma puta idéia. Acho que se os gordinhos que se sentiram ofendidos é porque não gostam de ser gordinhos. Eu sou gordo, e não me importo com isso.

Unknown disse...

Horrível.....

Parabéns vcs conseguiram o objetivo do marketing viral, só que na contra-mão....

Mudem u vcs sarão odiados em pouco tempo, com esse preconceito idiota e nem um pouco criativo!!!!!

Parabéns pela ignorância!!!!

Renata disse...

Achei ruim, mas sei lá, não por ser politicamente incorreta - tenho horror de "politicamente correto", aliás. Foi só porque achei a idéia boba mesmo. E acho que não pegou por causa disso - é fraca.

kledys disse...

*****NÃO SOU GORDA, NEM GORDINHA. SIMPLESMENTE " HUMILHANTE ", DE UM BRUTO MAL GOSTO. NÃO ACREDITO QUE ATHLETICA PRECISE DISSO.... É UM VERDADEIRO FRACASSO... CONCORDO QUE MAL GOSTO FOI O CARRO-CHEFE DESSE COMERCIAL.*****
ABRAÇO A TODOS.
KLÉDYS

Anônimo disse...

Muito de mal gosto aff

DM9 pede pra sai porra

http://rangervermelho.blogspot.com/

Ronaldo Ribeiro disse...

Tremendo mau gosto... Poxa, mas eh impossível isso chegar a público, sem que fosse discutido. Acredito que foi
essa a intenção. Uma pena que quiseram acertar o alvo, passando por cima de alguns valores pessoais, e de foro íntimo.

Se a Athletica, deu check para uma campanha dessas, não sei. Mas quem bolou essa babaquice foi muitíssimo infeliz.

NARUTO E AMIGOS disse...

Minha opinião eles tentaram fazer uma propagando que não deu certo ou será que deu????????
Se a intenção era chamar atenção então deu certo.
Agora veja como é a vida os gordos ficaram nervosos por uma propaganda na internet, certo ?
IMAGINA COMO OS NEGROS NO BRASIL SE SENTEM, SABENDO QUE SEMPRE ELES LEVARAM A PIOR. E NÃO TEM NIGUEM PARA DEFENDE-LÓS.

PAULO VINÍCIUS disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
PAULO VINÍCIUS disse...

Pq a DM9 nao faz um comercial para a Vanish perguntando pq os Nardoni's, nao usaram Vanish ao lavarem a tal fralda? A publicidade está perdando a noçao das coisas, depois tem gente que reclama quando as leis começare a apertar. A liberdade de expressao nao tem limite, mas deveria ter bom senso!

rafahm disse...

................................................
acho que falta respeito ao ser humano, as pessoas são rotuladas pelo seu exterior,sem levarem em conta os sentimentos de cada um....Existe uma grande frieza e falta de amor ao próximo.Pena pois essa academia podia
passar sem essa........Não quero nem imaginar como é o dono dela,só deve pensar em cifras,cifras .......pena..

Nopum disse...

A pegadinha por si só ja é um insulto por quem é abordado. Agora pegar uma ideia que já não é boa e conseguir piorar, isso de fato é só para os grandes imbecis.

Vamos tentar abordar de outra forma o video: imaginemos que ao invéz dos homens abordados fossem mulheres fenomenais, de corpo escultural.
Que ao serem paradas, pediam para os fiscais enviar a conta para a Cia. Athletica. Porque elas não tinham culpa de ter um corpo escultural e que todos na rua não paravam de olhar pra ela ( logo para a sua camisa ).

Essa fato que foi uma pessima ideia ! eu sei =)
Mas aonde quero chegar é que foi feito o video com os gordinhos, e há maldade e preconceito em cada segundo do video.

Longa Vida ao Nopum
Abraço

Karol Coelho disse...

Realmente, é um viral ridiculo. Como podem subestimar tanto as pessoas achando q elas vão gostar disso... Faça me o favor!

P.A. disse...

Por que agredir e gerar antipatia em qualquer outro target só porque não é o nosso? Coisa de garoto bobo.A idéia é velha, isso a gente fazia há 20, 30 anos atrás, quando ainda jogávamos no juvenil e achávamos que comunicação era só fazer barulho.Vacilou geral: cliente (q caiu na onda do "moderninho"); Dir. de Criação e Atendimento,que ficaram com vergoinha de dizer NÃO e passarem por caretas; e agência que assinou uma agressão gratuita(!)a quem já sofre diariamente a insatisfação com o próprio corpo.Absolutamente over.

Rick de Paula disse...

Então, do que eles vão gozar amanhã? Depressão, AIDS, tuberculose... considerando que obesidade também é doença? Duvido que o target da academia esteja de acordo com a linguagem adotada, esse tipo de comunicação definitivamente não acrescenta em nada, pelo contrário, tira os méritos de outras campanhas de sucesso além de diminuir a imagem institucional da agência e do anunciante.

DJAMAN BARBOSA disse...

Acho que é sem graça, mas não concordo com o ofensiva e coisa e tal. Na verdade reflete exatamente a idéia da sociedade quequer se identificar com o magro e manter distância do gordo. Se isso é errado, essa propaganda não é a única. Dizr que os gordos se sentirão ofendidos e passarão longe da academia é bobagem. Ou vocês acham que aquelas pessoas do vídeo sequer sabem onde fica uma academia? Deixemos de hipocrisia: a proaganda do garaná que bota uma boazuda bebendo o refrigerante diz a mesma coisa no sentido inverso: "é certo ser assim". Essa diz "é errado ser gordo".

gregory disse...

como alguém que faz isso se diz profissional de comunicação?

que vergonha.

tenho menos de 80 kg mas fiquei MUITO ofendido, além de achar uma puta burrice.

fazia tempo que algo não me deixava tão de cara assim.

Unknown disse...

Ué...criticar a publicidade como um todo parece que realmente está sendo muito fácil para alguns! Sinceramente, acredito que esse filme foi infeliz, porém não podemos usá-lo como desculpa para criticar as agências e as campanhas publicitárias em geral!
Além disso,sabemos que essa propaganda, por ser viral, poderia ter esse objetivo mesmo, de causar polêmica! Até por que, "a marca" da academia é forte e mesmo com esse acontecimento ela não ficará prejudicada!

Thiago disse...

Sem ser contra ou a favor eu só queria saber de uma única coisa: qual a idéa da campanha?
Seria fazer os gordos pensarem "Ah, eu vou entrar em forma pq senão eu vou ser multado por fazer propaganda" ???

Hum.... É mesmo bem inteligente da parte do publicitário q fez o viral... Ótima sacada, sensacional...

Tatiii Almeida disse...

oi galera, sou novata neste blog, estudo publicidade e estou estudando guerrilha, viral, e vim ver o viral de mau gosto que tantos falam.
e realmente, pra mim, pegou mal para a academia, não a DM9, mas a academia aprovou né, eles passam um briefing, já dão uma idéia mais ou menos do que querem. a agencia dá opções, o cliente escolhe.
enfim, eu tb to fazendo uns trabalhos de academia, e mas pensei em 2 idéias para montar a campanha, eu já cheguei aos 98kg, e por isso eu sei que alguns argumentos não colam.
Idéias que tive, adoraria que vcs me dessem um retorno sobre isso, pq vale nota e preciso de opiniões.
1ª) Situações que nos estressam nos grandes centros urbanos (a cidade não pensa em nós... passar na catraca de bus, atravessar a rua entre carros estacionados um ao lado do outro, poltrona de avião, pedir aumento de cinto no avião, td que é um saco p/ quem tem mais peso). Bem difícil achar imagens assim em banco de imagens.
2ª) Não digo por todos, mas muitos são gordos acho que opção, pq não faz nem uma caminhada, nao desce um degrau, minha opinião. Então pensei, em comparar com pessoas com alguma deficiência que fazem esportes, que se desafiam mesmo nao tendo pernas, ou braços, enquanto que os perfeitos nao fazem nada.
Aceito críticas pesadas, preciso delas.
Bjos, Tatiii

Unknown disse...

Oi Tati, também faço publicidade! Você precisa fazer um viral? Se for isso, acho que a primeira situação que você colocou não seria atrativa, mas daria para dar um ar cômico sabe (dependeria de como você fosse fazer)...mas se você comparar os "preguiçosos" com deficientes físicos que realmente se desafiam, eu acho muito legal! Principalmente para um viral que você precisa de algo muito engraçado ou algo forte, impactante! Dá uma olhada no youtube porque lá tem vários vídeos de deficientes que fazem coisas super legais!

Hoffmann disse...

É por causa de coisas como essa que eu dou graças por ter deixado o mercado publicitário!

Fabiano disse...

Me apavorei. Acabei de ver que o filme acabou indo pro SHORT LIST DE CANNES!!!

esse mundo está virado.

sem comentários.

Unknown disse...

Sinceramente, estou dando graças por estar entrando!!!
Na boa...não julguem todos pelas atitudes de pucos!!! A publicidade ta aí para cumprir o papel dela e está mais presente em nossas vidas do que muitos podem imaginar!!!
Abraços a todos!!!

Alex disse...

Sou magro, mas tb me senti ofendido pelo fato dessa discriminação contra os gordinhos.
Manezada que fez essa pegadinha é bom fica de olho aberto quando colocar os pés na rua seus fdp.Vão multa as cadelas da mae de vcs

Unknown disse...

Parabéns, o "gordinho" que precisa e/ou quer uma academia para ficar magro irá procurar outra academia, provavelmente a concorrente.

"Cia Athlética" continuará com os mesmos clientes babacas de sempre e/ou perderá alguns antigos de bom senso.

Muito inteligente. Fruto dessa profissão de panelinha, cheia de QI, onde os bons não tem chance.